segunda-feira, 2 de abril de 2012

Introdução ao Romantismo


O Romantismo  foi um movimento cultural que ocorreu por volta de 1800, atingindo literatura, artes plásticas e a filosofia, o seu nome deriva de "romance" (história de aventuras medievais), respondendo ao crescente interesse pelo passado gótico e à nostalgia da Idade Média.

A literatura romântica, abarcando a épica e a lirica, do teatro ao romance, foi um movimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.

Muito variada em suas manifestações, sustentava-se filosoficamente em três pilares: o individualismo, o subjetivismo e a intensidade.

No Brasil, o Romantismo tem seu momento histórico ocorrido a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga  e Silva Alvarenga.
De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I. É nesses ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado principalmente, de nacionalismo.
Um dos fatos mais importantes do Romantismo foi a criação de um novo público, surge o romance como uma forma mais acessível de manifestação literária.



             http://www.jackbran.pro.br    



2 comentários:

  1. Parabéns Galera,descrevem muito bem e com a intensidade que representa o Romantismo em sua evolução.

    Queila de Toledo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, nossos parabéns pelo trabalho desenvolvido!!!
    abraços Kinescope.

    ResponderExcluir